top of page

Acessibilidade digital: quando comunicar é também incluir

  • Foto do escritor: Innovarum Consultoria e Capacitação
    Innovarum Consultoria e Capacitação
  • há 8 horas
  • 2 min de leitura
dois bonecos, personagens do hand talk

Todos concordam que vivemos a era onde tudo: negócios, serviços, decisões e relacionamentos, passa pela tela.

Se a comunicação é a ponte entre empresas e pessoas, a acessibilidade é o pilar que garante que essa ponte seja para todos, e não para alguns.


A inclusão digital deixou de ser um gesto de boa vontade. Hoje, é critério de reputação, governança e competitividade.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas têm algum tipo de deficiência no mundo e aproximadamente 15% da população mundial depende de recursos de acessibilidade para navegar na internet.


No Brasil, o IBGE aponta que cerca de 17,3 milhões de brasileiros têm algum grau de limitação funcional.


E entre essas pessoas, muitas são clientes, fornecedores, parceiros… ou empresas que compartilham o mesmo prédio corporativo que você.


A inclusão como vantagem competitiva

A experiência digital acessível não é mais um diferencial.

É uma exigência ética e estratégica.


O relatório “Digital Accessibility Index” (2024) mostra que empresas que adotam práticas acessíveis em seus sites e canais digitais:

  • têm aumento de até 30% na percepção de confiabilidade da marca;

  • recebem mais tráfego orgânico devido às boas práticas recomendadas pelo Google;

  • aumentam em 24% o tempo médio de permanência do usuário nas páginas;

  • tendem a registrar maior intensidade de engajamento.


É simples: quando mais pessoas entendem a sua mensagem, mais forte sua marca se torna.


A parceria que transforma a mensagem em presença

A Innovarum integra acessibilidade digital como parte de seus projetos e isso inclui a tecnologia da Hand Talk, uma das soluções de tradução inovadoras mais reconhecidas no mundo.


Com ela, um conteúdo ganha versão em Libras automaticamente, permitindo que pessoas surdas possam consumir, entender e interagir com sites corporativos, blogs e portais institucionais com autonomia.


Ao trazer a Hand Talk para dentro de nossos projetos, reforçamos um propósito:

Internet para todos não é um slogan. É a base de um futuro mais humano.

A comunicação só cumpre seu papel quando inclui, e não quando exclui sem perceber.

Por isso, acessibilidade digital não é um recurso técnico é uma escolha de responsabilidade.


Quer tornar seu site, mais acessível?

Fale conosco e descubra como nossa equipe em parceria com a Hand Talk integram acessibilidade de forma simples e eficiente.



bottom of page