top of page
  • Foto do escritorInnovarum Consultoria e Capacitação

O ambiente empresarial mudou, e você?

Atualizado: 24 de fev.

O que a vida exige é coragem! Muitos líderes certamente conhecem a frase, mas poucos se dão conta de que o maior desafio é lidar com a própria ignorância.



Todo ambiente empresarial exige de seu líder autoconhecimento, observação e dedicação do eco sistema x ambiente externo organizacional. Com mudanças disruptivas impulsionadas por tecnologias que mudam a passos acelerados, o volume de informação, a falta de foco e preparação dos colaboradores, geram por vezes o sentimento de agitação e desconforto nos envolvidos. Mas nada que não possamos equalizar com uma boa mudança na liderança, ato de coragem, que depende de você, líder.

No artigo, “Como os líderes sonham corajosamente para trazer novos futuros à vida.” (How the Most Successful Leaders Will Thrive in an Exponential World), Lisa Kay Solomon destaca que o novo perfil de líderes é constituído por quatro habilidades: futurista, inovador, tecnológico e humanitário. “Essas são as habilidades críticas que os líderes precisam aprender para atravessar com sucesso um mundo em rápida transformação – não apenas para criar vantagens estratégicas para suas organizações, mas também para ajudar a construir o tipo de futuro inclusivo, equitativo, positivo e abundante no qual todos queremos viver”.

Como futuristas, os líderes observam as forças maiores e mais importantes e as incertas que moldam o seu negócio. Conforme destaca a autora, elas geralmente podem ser divididas em cinco grandes categorias: social, tecnológica, econômica, ambiental e política.

Como inovadores, líderes que adotam o papel de inovadores sempre pensam no cliente, no coletivo e investem na mentalidade, cultura, incentivos, nas habilidades de contar histórias para compartilhar hipóteses e ideias de maneira rápida e eficaz.

Como tecnológicos, os líderes são atentos na identificação de necessidades de mudanças tecnológicas, nutrem a curiosidade de sua equipe.

Como humanitários, os líderes dedicam-se a estudar o ambiente x pessoas x demandas do negócio. “Líderes exponenciais usam as habilidades e os comportamentos de futuristas, inovadores e tecnológicos para melhorar a vida das pessoas que eles tocam e a sociedade como um todo. Eles pretendem fazer o bem fazendo o bem – não como um conjunto separado de atividades de responsabilidade social corporativa, mas como parte da missão integrada da empresa”, escreve Solomon.

A ideia aqui é provocar os líderes que desejam resultados funcionais e positivos, repetindo os mesmos formatos mentais de liderança. A vida nos exige coragem, fé e sua capacidade de se reinventar. Pode não ser tarefa fácil, mas com uma dose certa de coletividade nesta missão, certamente você não estará sozinho nesta empreitada.


      

Por Adm. Patrícia Leal, Innovarum Consultoria

02/09/2020, 18:30

Webgrafia - singularityhub


17 visualizações0 comentário
bottom of page